Preâmbulo

Com o intuito de preencher o stammtisch até aí inexistente na comunidade académica cabo-verdiana do Porto à volta de questões estruturantes tangentes à sociedade cabo-verdiana, em particular, africana e do mundo, no geral, e aproveitando a dinâmica criada pelo Ciclo de Tertúlias "Cabo Verde em Debate", institucionalizou-se a Tertúlia Crioula Portuense (TCP) - Um espaço de debate aberto e reflexão intelectual sobre temas actuais, relevantes e pertinentes, de índole social, político, económico ou cultural, no seio da comunidade académica cabo-verdiana na Invicta.

A Tertúlia Crioula Portuense apresenta-se como uma espécie de "Conversas de Café", contudo, num contexto formal, apelando a participação de todos para conversar, debater, reflectir e aprender acerca de temas que fazem adequação à realidade económica, cultural e socio-política de Cabo Verde, na sua dimensão arquipelágica e diaspórica.

A Tertúlia Crioula Portuense perspectiva, através desses debates e reflexões, fomentar a criação de uma consciência crítica pró-activa e dar um incremento à participação cívica juvenil no seio da comunidade académica cabo-verdiana.

Deste modo, a Tertúlia Crioula Portuense, i.e., a mesa redonda institucionalizada assenta-se em dois pontos fundamentais:
   a) Debate aberto e reflexão intelectual sobre temas estruturantes e transversais com adequação à realidade cabo-verdiana, particularmente;
     b) Aprendizagem através de partilha mútua de conhecimento.

O Projecto Tertúlia Crioula Portuense está dividido nos seguintes itens: (1) Fóruns de Discussão, (2) Conversas Tertulianas, (3) Publicação de Artigos de Opinião.

 (1) Fóruns de Discussão: Os Fóruns de Discussão constituem encontros mensais dos elementos da comunidade académica do Porto para debaterem um determinado tema.

 (2) Conversas Tertulianas: Esta constitui uma rubrica na qual a Tertúlia Crioula Portuense pretende trazer diversas personalidades para conversar, debater e reflectir sobre temas tangentes à sociedade cabo-verdiana, particularmente, africana e mundial, de um modo geral. Esta Rubrica está subdividida em dois modos (sub-rubricas):

     (i) À Conversa com...  em que a conversa centraliza-se na própria pessoa convidada, isto é, a  conversa desenrolar-se-á à volta do perfil da pessoa e os seus pontos de vista sobre temas da fazem parte da actualidade cabo-verdiana e internacional;
    (ii) Conversas Cruzadas com... Nesta sub-rubrica serão convidadas à conversa duas ou mais personalidades com posicionamentos diferentes em relação ao tema em questão.

 (3) Artigos de Opinião Online: Com esta ideia pretende-se que os debates e reflexões não estejam exclusivamente reservados ao espaço físico, isto é, aos debates realizados mensalmente, mas sim, alargá-los ao espaço Web, criando, deste modo, fóruns de discussão permanentes. A publicação dos artigos de opinião terá uma frequência de um por semana, abrangendo temas pertinentes e actuais. No entanto, a escolha específica do tema fica sempre ao critério do articulista.

0 comments:

Enviar um comentário